Sugestão de Leitura

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vale à pena refletir...



O CARPINTEIRO E AS FERRAMENTAS

                   Numa carpintaria, na calada da noite, foi relizada uma assembleia geral. Dela participaram todas as ferramentas. A tensão estava a flór da pele de todos. O Martelo exerceu a presidência, mas os participantes o informaram de que ele deveria renunciar. O Motivo: ele fazia barulho de mais e passava o tempo todo batendo nos outros. Bom democrata, o martelo aceitou, mas decidiu afundar atirando para todos os lados.
                   "O parafuso", declarou o martelo, "deveria ser expulso, pois e muito teimoso, da muitas voltas para consequir atingir seus objetivos". O parafuso concordou, mas pediu a expulsão da lixa. Dizia que era muito aspera no tratamento com os demais, o que causava muitos atritos.
                  A tensão continuava subindo e a lixa exigiu a expulsão do metro, pois ele se considerava o dono da 
verdade e julgava os outros segundo sua medida, como se fosse o unico perfeito. Nesse momento, entrou o
carpinteiro e a assembleia teve de ser suspensa. Ela colocou as ferramentas todas sobre o balcão e iniciou
seu trabalho. Ele utilizou o martelo, a lixa, o metro, o parafuso.... No final de un dia, a madeira convertera-se
num movel..
                  Sobreveio a noite e, no silêncio da carpintaria, recomeçou a assemblêia. As feridas eram recentes
e as magoas, reciprocas. O serrote, que se mantivera calado na sessão anterior, tomou a palavra: 

                 'SENHORES, FICOU DEMONSTRADO QUE TEMOS DEFEITOS, MAS O CARPINTEIRO TRABALHA COM NOSSAS QUALIDADES, COM NOSSOS PONTOS POSITIVOS. ASSIM, NÃO PENSEMOS EN NOSSOS PONTOS FRACOS, EN NOSSAS LIMITAÇÕES, MAS EN NOSSAS QUALIDADES'

                 E a assembleia apos uns instantes de surpresa, entendeu que o MARTELO era forte, o PARAFUSO unia e dava força a lIXA era essencial para superar as asperezas, o metro era preciso e exato. Sentiram que formavam uma grande equipe. Cada un deles so tinha sentido e utilidade com a presença do outro. Sentiram alegria por poder trabalhar juntos e a paz voltou a reinar na carpintaria.

              A HISTORIA DA CARPINTARIA SE REPETE NA VIDA DAS AFMILIA E DAS COMUNIDADES. HA SEMPRE MAIS COISAS A ADIMIRAR DO QUE A CRITICAR. E TODOS PRECISAMOS UNS DOS OUTROS. A RIQUEZA ESTA NA DIVERSIDADE. SANTA CATARINA DE SENA COSTUMAVA DIZER: " DEUS NÃO DEU A NINQUEM TOAD AS QUALIDADES, E NÃO DEIXOU NINQUEM SEM ALGUMAS QUALIDADES. DESTA FORMA, PRECISAMOS UNS DOS OUTRO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário